sábado, 7 de maio de 2011


Santificação, a condição para as maravilhas divinas!
O povo de Israel estava no limiar da terra prometida. Agora, era hora de cruzar o Jordão e tomar posse da terra prometida. Mas, havia condições a serem observadas. Josué diz ao povo: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5). Destacamos à luz desse verso três verdades importantes:
1.         A SANTIFICAÇÃO É UMA ORDEM EXPRESSA DE DEUS. A ordem de Deus é meridianamente clara: “Santificai-vos”. Sem santificação ninguém pode ver a Deus (Hb 12.14).
a.       Sem santificação não existe comunhão com Deus, pois Deus é luz e só os puros de coração poderão vê-lo face a face (1 Jo 1.5; Mt 5.8).
b.       Deus nos chamou do pecado para a santidade. Ele nos salvou do pecado e não no pecado.
c.       Aqueles que são de Deus apartam-se do pecado e deleitam-se na santidade. O POVO DE DEUS É UM POVO SANTO CHAMADO PARA A SANTIDADE.
d.       Somos santos posicionalmente, mas devemos nos santificar processualmente. O MESMO DEUS QUE TRABALHOU POR NÓS NA REDENÇÃO, TRABALHA EM NÓS NA SANTIFICAÇÃO.
2.         A SANTIFICAÇÃO É UMA CONDIÇÃO PARA AS MARAVILHAS DE DEUS. Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).
a.       Nós somos as nossas próprias ferramentas. Deus utiliza não grandes talentos, mas vasos limpos. Deus usa homens e mulheres que buscam a santidade.
b.      A vitória de Israel sobre seus inimigos não seria resultado de seus esforços humanos, mas da intervenção divina. As maravilhas divinas deveriam ser precedidas pela santificação do seu povo.
c.       É a santidade que abre caminho para as maravilhas divinas. Se queremos ver as manifestações portentosas de Deus em nós e através de nós, deveremos, então, santificar nossa vida. O pecado nos afasta de Deus e atrai sobre nós vergonha e opróbrio, mas a santificação é o caminho da comunhão e da honra.
3.         A SANTIFICAÇÃO É UMA EXIGÊNCIA PARA TODO O POVO DE DEUS. Josué é enfático: “Santificai-vos”.
a.       A ordem divina era para os sacerdotes, para os levitas, para os homens, mulheres e crianças. Todo o povo de Deus deve ser santo. Todos precisam buscar a santificação como o seu maior tesouro.
b.       DEVEMOS DESEJAR DEUS MAIS DO QUE SUAS BÊNÇÃOS. Devemos buscar a semelhança com Cristo mais do que o sucesso. À medida que cuidamos da causa, a santificação, experimentamos o resultado, as maravilhas de Deus.
Conclusão: Somos abençoados para sermos abençoadores. Pela santificação tornamo-nos imitadores de Deus e canais das bênçãos de Deus para o mundo inteiro.
Estamos rodeados por violência, pornografia, desonestidade e falsa religião. Deus não pretende que nos isolemos deste mundo (João 17.14-21), mas que fujamos dos seus pecados (1 Timóteo 6:11) e brilhemos como luzes num mundo de trevas (Mateus 5.14-16).
Deus te abençoe muitíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário